quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sorvete azul pinta o meu rosto de céu

Por que tu tá me olhando assim? Teu jeito de olhar é tão desconfiado, parece até que tá se achando! Ó lá. Do outro lado da rua. Tá vendo? A Fátima ali, andando, toda toda. Acredita? Uma tarde assim, tão gostosa. As folhinha tudo caindo. Abelhinha zanzando...

A Fátima é trabalhadeira que só, ela. Trabalha lá em casa, viu? Parece uma abelhinha. Só tu vendo. Abelhuuuuda! Risos. Pára! Vocês querem esquartejar o meu filho! ... Caetano gosta de doce de leite, sabe? É, foi esse nome que eu dei pra ele. Por causa do Caetano. O outro, lá do rádio. Tá ouvindo? ... Ontem, a Fátima não deixou eu atravessar a rua. Tá metida. A vida é assim mesmo. Um saco, viu? Mas é um saco!

Pára! Vocês querem esquartejar o meu filho! ... O meu filho é lindo, ele. Chama Caetano. Cadê Fátima? Ah, essa menina não colocou o leite da criança, ô Fátimá! Cadê? Só quer saber de Jornal Nacional agora! Onde esse mundo vai parar desse jeito? Me diz! Me fala! A gente anda na rua e pra todo lado é vaca pendurada, vaca pendurada, vaca pendurada! Ah, saco cheio, viu? Desse jeito a gente não tem tempo nem pra trepar!

Sabe, a Fátima vive zanzando. Abelhinha pra cá, abelhinha pra lá... Ó lá. Ó meu filho. Ali, do outro lado da rua. Não é lindo, ele? As folhinha tudo caindo. Fim de tarde dourado... Passarinho piando... As vaquinhas tudo miando, tadinha. E eu lá, montada na trepadeira. Sabes que eu gosto mesmo é de uma boa trepada. A Fátima também gosta. Virou até apresentadora. Mas o gato não lava o pé. Lambe as unha tudo.

Duvida eu ir lá buscar ele? Ó lá. Tão lindo, meu Caetano. É o meu fruto. Eu nunca consigo buscar, sabe? Parece aquela manga gostosa que tá na mangueira e a gente fica com medo de subir pra pegar, e fica jogando pedra pra ver se cai. Mas eu não sou louca de jogar pedra no meu bebê, né? Mas aí eu tento atravessar e rua, e lá vem a Fafá... Caetanô! Mamãe tá indo aí buscar! Ô, Caetano! Ei... Não... Me solta! Me soltá! Pára! Me larga, Fátimá! Ô, Caetáno! Pára! Párá! Vocês querem esquartejar o meu filho!!!

Por Haroldo França

Um comentário:

Rosilene Cordeiro disse...

Belo, amigo. De um azul repleto pra escorrer o domingo! Obgada pela leitura... é um mimo mesmo. Sigo com ele. Bjkss